Orientações para matrícula

Atualizada em 30/04/25 19:18

📢 Informações Gerais

  • A matrícula é obrigatória em todo período letivo.
  • De acordo com a Resolução CEPEC nº 1847/2023, art. 63, será desligado do Programa o discente que não efetuar matrícula dentro do prazo estabelecido.

 

🔒 Onde realizar a matrícula?

As matrículas devem ser feitas exclusivamente via SIGAA

 

👤 ALUNOS NOVATOS


1. Acessar o portal apps.ufg.br e criar o Login Único.

2. Realizar o login no sistema e seguir as instruções abaixo (ver passo a passo de matrícula).

 

🔁 ALUNOS VETERANOS (Regulares – Mestrado e Doutorado)

  • A matrícula deve ser feita no SIGAA conforme o cronograma divulgado.
  • Caso não curse disciplinas no semestre, o aluno deve se matricular na atividade:
    • Elaboração da Dissertação/Tese

 

🧭 PASSO A PASSO PARA REALIZAR A MATRÍCULA (SIGAA)

1. Acesse apps.ufg.br com seu Login Único.
2. Acesse o módulo SIGAA:

  • Menu ACADÊMICO
  • Clique em Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA

3. Vá em:

  • ENSINO > MATRÍCULA ONLINE > REALIZAR MATRÍCULA

4. Escolha as disciplinas disponíveis no semestre.

 

⚠️ OBSERVAÇÕES FINAIS

  • As vagas nas disciplinas são limitadas.
  • Alunos veteranos têm prioridade no preenchimento.
  • A Coordenação poderá aplicar critérios adicionais, em conjunto com os docentes responsáveis e orientadores.

 

🔄 ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS DA UFG

  • Há um período específico para solicitação de matrícula
  • Sujeito à disponibilidade de vagas.

 

🧾 ALUNOS ESPECIAIS

  • Permitido apenas para pessoas com diploma de graduação.
  • Procedimento:

1. Enviar e-mail para ppgcs.fm@ufg.br

1.1. Assunto: SOLICITAÇÃO DE GRU PARA INSCRIÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL

1.2. Corpo do e-mail deve conter:

1.2.1. Nome completo (sem abreviações)

1.2.2. CPF

1.2.3. Endereço completo (incluindo bairro, CEP, cidade, estado)

1.2.4. Disciplinas de interesse (máximo 2, sujeito à disponibilidade)

2. Efetuar pagamento da GRU.

3. Enviar comprovante de pagamento (comprovante de agendamento não será aceito).

4. A matrícula será confirmada apenas com o comprovante de pagamento dentro do prazo.

5. Não há devolução do valor pago e não é possível transferir o pagamento para terceiros.